Os trágicos acontecimentos que ocorreram nas últimas horas na Noruega, refletem a persistência de um conjunto de ideias pautadas na intolerância , que há mais de 7 décadas provocou a dizimação de 70 milhões de pessoas na Segunda Grande Guerra. O nazismo.
Seu principal idealizador, Adolf Hitler, austíaco que a partir da década de 1920 do século passado,se destacou ao liderar um movimento que defendia a superioridade da raça ariana, o culto a guerra e , dentre outras características, o ódio aos judeus. Estes, após a subida ao poder dos nazistas, passaram a sofrer perseguições de toda natureza, dentre elas: expropriações dos seus bens, proibição de casar com cidadãos arianos, agressões e assassinatos e prisão em campos de concentração.
Os nazistas não toleravam o diferente. Aqueles que não se enquadravam no perfil ariano, deveriam ser exterminados ou escravizados. E tão logo teve início o grande conflito, a máquina de guerra nazista começou o extermínio com fuzilamentos e , posteriormente, execuções em câmeras de gás nos campos de concentração. Foram também vítimas do processo de "limpeza" étnica os ciganos, testemunhas de jeová, comunistas, homosexuais...
Ao fim da guerra, a vitória dos aliados e o trágico saldo: 6 milhoes de judeus e 2500 testemunhas de jeová mortos em campos de concentração.
O trágico ocorrido na Noruega, segundo as informações divulgadas pela mídia, é fruto de um norueguês nacionalista ligado a extrema direita ( neonazismo). Suas vítimas: jovens do do Partido Trabalhista da Noruega.
Os crimes que ocorreram na Noruega não são fatos isolados. São frequentes os crimes motivados pela xenofobia e o racismo. Hoje, um grupo de racistas atearam fogo a um prédio inteiro habitado por famílias ciganas na cidade alemã de Leverkunsen.
Uma lição para o Brasil , país da famigerada "democracia racial".
A intolerância no passado e suas semelhanças com o presente.
Quando será que a importância da diferença despertará na mente humana? Se é que se pode denominar de humano esse grupo de intolerantes!Será que é tão difícil perceber isto: Como eu me reconheço se não no diferente? E ainda dizem que a buurrice não existe!Talvez a ciência tenha esquecido de classificar os humanos em: racionais e IRRACIONAIS.Bem q a Educação poderia ajudar...
ResponderExcluirHá 2011, anos um grande homem passou pela terra deixando uma lição de amor e liberdade!
ResponderExcluirJesus morreu em uma cruz como os ladroes da época.
Para dizer a nós simples mortais, o verdadeiro significado de liberdade!Amor. Isso é um exemplo que precisa ser reconhecido por todas as nações.
Ser diciplina escolar,no ensino aos cidadões...
A diferença não pode ser motivo para a existência da xenofobia. A riqueza da humanidade reside nela.
ResponderExcluir